domingo, julho 01, 2012

Metáforas caninas



É preferível ser um cachorro vira-lata a um cão com pedigree. Bem nascidos e bem relacionados, os cães de raça pura são escravos de si mesmos e, principalmente, de sua vaidade. Isolam-se na medida do possível daqueles com quem são obrigados a conviver – para ostentar um certo ar de superioridade. Mas martirizam-se com isso, ainda que involuntariamente, porque deixam de lado sua essência canina para viver um personagem – transitório e superficial. Cercam-se de cuidados extremos e, às vezes, obsessivos. Tudo para não perder o status de cão de raça. E são, por isso, infelizes. Adoecem com mais freqüência e morrem mais cedo.
Já os vira-latas são exatamente o oposto. Por terem ciência de sua humildade genealógica, apegam-se ao que de fato interessa na vida: o que lhes faz felizes (a despeito do que os outros possam pensar). Por não terem quem lhes apadrinhem ou os superprotejam, os vira-latas aprendem cedo a se virar. A ausência de uma estirpe nobre os obriga, desde cedo, a valer-se da esperteza. Mas não da esperteza promíscua dos cães que transitam pelas altas rodas caninas, mas, sim, da esperteza para sobrevivência, inocente, por um lado, e surpreendente, por vários outros.
O vira-lata vive a vida em sua totalidade, apesar de todas as restrições sociais que o rodeiam. E vive mais feliz. E vive mais.

4 comentários:

Claudia Bittencourt disse...

Espero que os vira latas dominem o mundo. =P

Ei, cadê a listinha pra posts antigos divididos por ano? Faz falta =)

Bjos

Wagner Vasconcelos disse...

Claudinha, concordo com vc sobre a falta que faz a relação de postagens por ano. Não faço a menor ideia do paradeiro dela e muito menos de como recuperá-la, embora tenha tentado. Se vc, que é mais jovem e mais sabida que eu, souber, por favor, help-me!!!
Obrigado e um beijão!

Claudia Bittencourt disse...

Vixe, o blogspot mudou todo o sistema, ainda não mexi muito. Vou tentar descobrir e te aviso!

Bjs

Claudia Bittencourt disse...

Descobri hoje, Waguinho! Rs.
Vai no layout e cria um "gadget" de arquivos do blog. É só selecionar. Se não conseguir, me avisa, hehe.

Bjo