domingo, setembro 30, 2012

Agradecimento aos antiflamenguistas. Por um flamenguista.



O sentimento antiflamenguista é, no final das contas, a expressão do reconhecimento de algo muito especial que gravita em torno do Mengão. Os antiflamenguistas saboreiam as vitórias de seus times sobre o rubro-negro (ainda que magras) com um entusiasmo infinitamente superior ao que dedicam quando a vitória se dá sobre outros times.

E estão certíssimos ao fazê-lo. Afinal, em termos futebolísticos, o Flamengo (embora capengando nos últimos tempos), é, e sempre será, o inimigo público número 1, o time a ser vencido.

O antiflamenguista é tão visceral em sua crítica ao Flamengo porque sabe que o time da Gávea tem a maior e mais apaixonada torcida do Brasil, ainda que na maioria das vezes essa paixão seja exercida de forma estúpida, reconheço.

Não me proponho, aqui, a fazer ode ao Flamengo. De certa forma, é até mesmo o contrário. Meu time de coração tem vacilado técnica, tática e até mesmo intelectualmente nos últimos tempos. A contratação do moribundo Adriano é uma das provas disso (embora essa seja uma discussão pra depois).
Pretendo, isso sim, agradecer ao antiflamenguista (seja ele da agremiação que for) pela homenagem involuntária que presta ao meu time. Homenagem, sim. Fosse o Flamengo um time qualquer, desprezível ou desimportante, jamais receberia tanto a atenção e, principalmente, os impropérios que lhe dedicam.

Permaneçam vorazes em sua críticas, impiedosos em seus comentários, ferinos em suas adjetivações, mas, ainda que secretamente, reconheçam que, sim, há algo muito especial no reino do urubu, que, por mais que desperte o ódio declarado de muitos, revela, no fundo, a admiração de todos.
E sejamos pacíficos. Porque esporte é só esporte.

Nenhum comentário: