quinta-feira, junho 16, 2005

Ler pra não chorar

Acredito que, em momentos de crise como o atual, uma das mais eficazes táticas para conservar a lucidez e enxergar a verdade através da fumaça é ler. Sim, ler. Ler de tudo: de papel de bala a editorial de qualquer jornal, mesmo daqueles que circulam pelos confins da Patagônia. E é isso que venho tentando fazer, em meio à correria do dia-a-dia.
Acho importante agirmos assim principalmente para percebermos os reais riscos aos quais podemos estar submetidos. Tenho certeza de que a maioria das pessoas, estupefata pelas denúncias do deputado Roberto Jefferson, não faz idéia do equívoco que é associar as referidas falcatruas à essência do governo que temos atualmente. Não agem por mal. Talvez por ignorância. Ou por má influência. O risinho sarcástico dos que lucram com crises, e aproveitam o momento para armar o bote, esconde o perigo do retrocesso. Lembrem-se pelo que já passamos, dos problemas que tivemos e, acima de tudo, com quem os governos anteriores estavam de fato comprometidos.
Caso a memória falhe, leia os dois textos a seguir. Cheguei a ambos por meio do blog da minha editora. O primeiro está lá mesmo, na íntegra. O segundo, publicado na Carta Maior, está linkado nos comentários, mas você já pode abri-lo aqui.
Vamos ler, minha gente, pra clarear os pensamentos e reavivar a memória. É melhor do que chorar mais tarde.

Nenhum comentário: