quarta-feira, junho 15, 2005

Ê, Brasil...

Depois de todas as explosões causadas por "Bob Jeff" ao denunciar o esquema dos "mensalões" e ao depor ontem no Conselho de Ética da Câmara, sobra pra gente a confusa tarefa de, entre os destroços da política nacional, tentar achar algum sentido em meio à confusão. (Conselho de amigo: não perca tempo, pois não há sentido algum).
***
A política brasileira é um circo dos horrores que se reinventa a cada legislatura, com cenários cada vez mais sombrios e personagens cada vez mais assustadores. E — aviso direto ao tucanato — isso independe de quem esteja no comando da nação. Escândalos envolvendo a corja de parlamentares eleitos pelo povão sempre ocorreram e sempre ocorrerão.
***
O que mais me aborrece nesses casos não são nem as denúncias e as maracutais que pipocam aqui e acolá. Mas a cretinice daqueles que estão saboreando a sujeirada achando que assim poderão defenestrar o atual governo. Certamente esquecem-se de todos os governos anteriores, das estripulias mal-sucedidas de Collor, da apatia de Itamar e do governo para as elites de FHC (com seus muitos escândalos, lembre-se).
***
De volta ao depoimento. Uma pergunta: estou muito carrancudo e rabugento ou outras pessoas se irritaram com o desempenho patético da maioria dos deputados, que não sabiam ou não queriam fazer perguntas e intervenções pertinentes? Sinceramente, fico com a segunda hipótese, pois, com rabo preso, muitos deles devem ter se borrado de medo e preferiram não cutucar a "Vossa Excelência" performática com vara curta.
***
Vocês perceberam como "Bob Jeff" é dissimulado e manipulador? Viram como ele julga as pessoas com uma ênfase de fazer inveja a Deus? "Fulano é um homem íntegro", "Beltrano é uma das pessoas mais corretas que já conheci"... e assim vai. Que vê pensa que até ele é sério.

Ontem, pedi para pararem o país porque eu queria descer. Errei. O país nunca andou...

Nenhum comentário: