sexta-feira, março 10, 2006

Sou cafona

É mais fácil confessar do que tentar negar. Eu sou cafona. Não sei se você já fez essa auto-crítica, mas, se fizer, certamente chegará à mesma constatação. Não pense que a cafonice está necessariamente vinculada à falta de bom gosto. Em muitos casos, sim, é claro. Mas tenho percebido que ela é uma inevitável conseqüência de nosso envelhecimento. É verdade. A nostalgia revela a nossa cafonice em todas as suas cores. Vejam só como a descobri em mim. Entrando sem nenhum compromisso numa loja de CDs e DVDs, comecei a analisar o que eu gostava e o que abominava. Tudo bem que a loja era meio "furreca", mas a maioria das "novidades" me causavam aversão.
De repente, meus olhos encontram o cartaz de uma promoção da loja: DVD + CD = R$ 42,00. O produto em questão era da banda inglesa Pet Shop Boys. "Huuuuummm, Pet Shop Boys...", comecei a refletir comigo mesmo. "Isso é velho pra caralho" (ops, um palavrão!). Essa reflexão me proporcionou uma viagem no tempo, mais precisamente à decada de 80 — tão em voga hoje em dia. Lembrei que não havia balada em boates que não fosse regada à muita música dos dois esquisitinhos da loja de animais. As festinhas "americanas" nas casas dos amigos (e dos desconhecidos, pois o legal era ser "penetra") também eram animadas pela banda. Quando iámos pegar onda, a trilha sonora variava entre reggae, várias bandas de estilos diversos e... Pet Shop Boys! Aí, voltei a pensar comigo: "Pô, isso é legal. Foi uma fase expecional da minha vida. Vou levar, moça. Pode passar o cartão", decidiu Wagner (que sou eu, prazer).
Voltei pro carro, rasguei a embalagem e coloquei o CD pra tocar. Lá vem o refrão de "Suburbia": "Leeeeeeeeet's take a riiiiide, and run with the dogs tonight, in Suburbia...". Vixi, Maria, quanta imagem do passado veio à mente!!! Depois: "I've got the brains, you've got the looks, let's make lots of money...". Rapaz, isso é mais velho que o rascunho da Bíblia! Maneiro. Comecei a cantarolar os trechos das músicas que eu ainda lembrava. Até que estava legal.
Mas não foi aí que detectei a (minha) cafonice. Foi quando cheguei em casa, liguei a TV, o DVD player e introduzi (no bom sentido) e bendido disco. Trata-se de um show da banda realizado em 1991 (isso, fifteen years ago), que foi muito criticado (para o bem e para o mal) devido à apresentação em estilo teatral escolhida pelos boys. Minha gente, pouca coisa na vida é tao brega. Morri de rir ao assistir, ainda que sozinho, à bendita apresentação. Tem uns dançarinos que parecem não ter ensaiado muito bem, pois a sincronia passa longe. Os coitados são metidos nas situações mais esquisitas, bem como os membros da banda. Em "Suburbia", por exemplo, o coitado do vocalista (que nunca sei se é o Neil ou o Chris) canta quase que o tempo todo dentro de uma jaula! Em "Opportunities (...)", os dançarinos estão com máscaras de porco. E tem de tudo: encenação de masturbação, de assassinato, de beijo e do que mais a mentalidade maluca daquela época foi capaz de elaborar.
Mas além da apresentação, o que reforça a minha cafonice é que aquele estilo de música é muito... cafona! Refrões quase apoteóticos, arranjos triunfais, introduções orgásticas... eh eh eh muito engraçado. Mas isso é maravilhoso. Faz parte de nossa biografia. Que atire a primeira pedra quem nunca gostou de uma bandinha bem cafoninha, de uma musiquinha bem melosa ou papagaiada.
Vamos confessar aqui, publicamente? Eu faço uma lista imensa, se quiserem. Já ouvi muito e gostei (e gosto quando ouço) bandas e artistas que hoje muitos consideram brega, mas eu não: Bee Gees, Supertramp, Kraftwerk, Depeche Mode, New Order, Tears for Fears, Abba (valha-me, Cristo!), The Carpenters, Erasure, The Smiths (mas essa não é brega, por favor!), e por aí vai. E você?

2 comentários:

Anônimo disse...

Que isso, Wagner!!!!!! Se for assim, sou breguérrima!! Não acho Pet Shop Boys brega, aliás, vi um trecho de um show deles na Net(não sei de que ano) e fiquei embasbacada com a superprodução. E sei cantar todas!
Da listinha que vc fez, só não sou fã do Bee Gees, mas o restante? New Order, Depeche Mode, Supertramp? Brega? Sinto muito, eu aaaaaamooooo!
Lalá

Wagner Vasconcelos disse...

Que bom, Lalá. Fico mais aliviado que alguém tenha a mesma opinião que eu. Quando quiser, te empresto o DVD, ok?
Vamos compartilhar a minha "cafonice"... eh eh eh
Beijão