quarta-feira, maio 04, 2005

Socorro!!! Assassinaram a gramática!!!

Diariamente, leio jornais pela internet. Num deles — O Globo — está se desenrolando um debate entre leitores a respeito da legalização do aborto de fetos anencéfalos, aqueles que não possuem cérebro e que morrerão poucas horas após o parto. Apesar de ser totalmente favorável à medida, não vou comentar aqui o mérito dela, mas sim os absurdos que li entre algumas das opiniões. Não são nem absurdos sobre pontos de vista. Afinal, mesmo sendo alguns deles estapafúrdios, respeito a opinião de cada um. O que me deixou perplexo foi a quantidade de crimes hediondos contra a coitada da língua portuguesa. E olha que não estamos falando de povão. Afinal, pessoas que opinam nesse tipo de espaço lêem jornais, têm acesso a computador, navegam pela internet e provavelmente têm curso superior ou, pelo menos, o antigo 2º grau completo. Mesmo assim, escrevem de forma vergonhosa. (meus comentários estão em itálico, abaixo de cada opinião).

A pergunta que gerou as respostas era: “O aborto de feto sem cérebro deve ser legalizado?”

Um cidadão, contrário à medida, diz o seguinte:

“Acho que não deveria, porque não se pode sair ‘fasendo’ filho por aí e depois jogar no lixo. ‘Diser’: ‘Há’ eu decidi não ter ele mais! tem que pensar antes de fazer (...)”,
- Pois é. E ele deveria pensar antes de escrever!

Mais um:
“Pela Lei do espiritismo jamais isso deve ocorrer, pois tudo tem uma causa e efeito de acôrdo com as encarnações”
Esse aí voltou ao tempo em que o circunflexo era usado para qualquer palavra com pronúncias mais fechadas.

“Bom dia, prefiro não opinar pois esse assunto so diz respeito a familia da criança, eu acho que tem outros assuntos a ser opinado, como á ligalizição da nossa educação que encontra-se muito grotesca, dar chance a um Pai de familia de baixa renda para que ele possa educar seu filho em uma escola digna, e reforma os hospitais publico que esta em uma situação calamitosa”
Essa criatura é fascinante. Primeiro, entrou num espaço para dar opiniões e diz que não quer opinar! Depois, mostrou que pontuação, ortografia e concordância são seres estanhos a ele. De fato, a educação DELE é mesmo “grotesca”. Afinal, “ligalizição” foi de matar! Aliás, o que esse cristão quis dizer com “ligalizição da educação?”

“Uma pessoa sem cérebro, não tem vida, como deixar vir ao mundo um ser-humano que sabe que não vai sobreviver, para que levar 9 meses ‘há’ espera de um bebê que vai morrer, temos que pensar na família, no trauma que ela terá pelo resto da vida, então a melhor decisão infelizmente é fazer um aborto”

Já este aqui nunca viu um ponto final ou de interrogação em toda a vida. Também não sabe, claro, que sujeito e verbo não se separam por vírgula, e que “há espera” é totalmente diferente de “à espera”. Escreveu tão afoitamente que nem percebeu que disse que o ser humano sem cérebro “sabe” que não vai sobreviver. Temos aí um novo fenômeno para a medicina estudar.

“Como espírita que sou, tenho que ir contra a qualquer tipo de aborto. Só Deus sabe da necessidade deste feto ser gerado sem cérebro, sem dúvida alguma, é uma prova para o espírito reencarnante e para os seus pais. Ninguém tem o direito de se ‘entrometer’ na decisão do nosso Criador e só Ele nos dá a vida e só Ele pode tirá-la”
Realmente, direito de “entrometer” ninguém tem. Que Kardec não tenha lido o que esse “reencarnante” escreveu...


“(...) vivemos numa sociedade ipocrita, onde dogmas religiosos são impostos acima de tudo...acima do bem comum”
Muito bem, sabichão. Sem o “h” e o acento em 'hipócrita', sua frase ficou um primor... Não vou nem falar do “onde” para se referir à sociedade.


“De forma alguma, ainda mais sendo profissional da area da saude descordo com este aborto em caso de anencefalia, ora pois, visamos a sauvação de uma vida e não desimala, ainda mais sempre pode haver uma esperança do diagnostico estar errado, eu não participaria desse aborto
Não. Por que ser algos de um ser que já está quase morto, que por certo morrerá breve? Deixem se cumprir o tempo que ele tiver que viver. A vida humana deve ser protegida em qualquer situação. Caso contrário ela virará banalidade e seleção entre quem poderá viver e quem deverá morrer".
Gente, esse é um artista!!! Ou um serial killer?! A pontuação totalmente inadequada e as palavras não acentuadas tornam o seu texto uma comédia. Mas, “sauvação” em vez de salvação; “desimala”, em vez de dizima-la, e “algos”, no lugar de algoz, foram de fazer Camões ressuscitar e morrer de novo de tanto ódio.


“Sim,pois se trata de uma anomalia inrrersivel muito grave que quando não é interrompida, só se está postergando e dando esperanças erroneas para os pais, esperaças estas que mais tarde se transformarão em frustração dobrada devido o tempo investido na gestação. O cerebro é o principal orgão do corpo ‘umano’, a sua existencia e seu funcionamento denotam "vida". viver é poder escolher, errar, ganhar, “cresser", perder, ver as coisas acontecerem ou não, e o cérebro além das suas funções orgânicas é respossavel pela emoção que é o que nos conduz a essas escolhas, e nelas está o sentido da vida, nas escolhas, nas decisões, ate mesmo a escolha de viver ou não. E alguem sem cérebro ainda que um feto, não tem e jamais terá escolhas. A sociedade deve deixar de ser omissa a esses casos e legalizar este tipo de aborto porque alé de tudo é uma questão de bom senso”.

Este foi o meu favorito. Certamente é um ser sem qualquer chance de salvação. Vai direto para o inferno dos iletrados. É um caso irreversível, ou “inrrersivel”, como ele escreveu. E ele caprichou no pleonasmo quando quis descrever uma “anomalia irreversível muito grave”. Foi “super péssimo”! O mais sensacional achei “umano” e “respossavel”. Só foram superados pelo “cresser”, cujas aspas ele mesmo fez questão de colocar.


“Não. O que é a vida? Penso que devemos avançar mais no conhecimento da Vida, de modo a se evitar erro gravíssimo. De resto, que o Bom Deus nos abemçoe e Proteja de nós mesmo”

Ô..., e nos projeta de você também! Afinal, abeMçõe foi sacrilégio!

“Sim, acho que em caso dessa extremidade seria convardia tanto para o bebe que ira nascer como para os pais”

Huumm... Covardia foi a sua contra a nossa língua materna!!


Houve outros que, mesmo escrevendo pouca coisa, causaram um estrago enorme. Quer ver?

“Infelismente SIM".

Doeu ou não doeu?

“sim! Obvio e ululante”.

Alguém pode, por favor, me explicar o que diabos esse “e” está fazendo ali?


Também teve um engraçadinho que acertou na ironia, mas falhou ao deixar como artigo o há do verbo haver. Vejam:
“Claro, a muito tempo. Se o aborto já fosse legalizado não teríamos como governador o Garotinho, esse feto sem cérebro”.


O Brasil é o país do futuro...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha Wagner, comecei lendo com vontade de rir... Depois me deprimi. Como isso é possível? Não é falta de oportunidade de estudo não, é mediocridade mesmo, falta de leitura, de interesse, de vontade de crescer e muita preguiça. Uma pena.
É esse público que também lê a Veja, assiste ao Jornal Nacional e se acha o intelectual-informado. Depois, vai pra uma mesa de bar e discute com a gente, qualquer assunto, de maneira superficial, rasa e preconceituosa.(tô cansada desse tipo, sabia?)
Muito triste.
Beijo.
Lalá
Lalá

Anônimo disse...

ola wagner, nao sou mto de cometar (i'm shy), mas esse post foi foda! gostaria de acreditar q a maioria deles foi erro de digitacao, mas vou ter de concordar c/ lalah. apesar q eu (q sempre fui mto orgulhosa do meu bom portugues)recentemente ando cometendo erros absurdos, devido exatamente a falta de leitura na minha lingua(livros em portugues soh em londres e sao mto caros). ih caramba, to paranoica, serah q cometi mtos erros??? hahaha. If so, forgive me please (and correct me, of course) lembrando q meu teclado nao acentua... abracao apertado e beijo enorme. Mrs A. Daniel (pois eh, cansei de soletrar Vasconcelos toda ora, ops hora:)