quinta-feira, dezembro 16, 2004

Preguiça e tecnologia

Já notou como a tecnologia conspira a favor da nossa preguiça? Cheguei à conclusão de que o termo "preguiçoso" precisa, urgentemente, perder a pecha pejorativa que lhe é atribuída. O preguiçoso nada mais é do que um ser iluminado, em dia com os avanços científicos e privilegiado por poder deles usufruir.
Há muito tempo, não precisamos mais girar as manivelas para fechar as janelas dos nossos carros, pois eles são equipados com vidros-elétricos. Esforço para fazer balizas? nenhum, afinal, a direção hidráulica está lá pra nos dar a forcinha que não queremos fazer. Os retrovisores também movem-se ao comando de um toque de botão, poupando-nos da árdua tarefa de regulá-los. Sair do carro e deixar vidros abertos e portas destrancadas também não é mais problema. Basta apertar o alarme que tudo é providenciado, na mesma velocidade do pequeno apito produzido por esse dispositivo.
Em casa, os telefones sem fio estão transformando em peças de museu aqueles aparelhos que exigiam nossa locomoção até uma mesinha na sala para ser atendido. O controle remoto da TV também há muito tempo nos concede o direito de, refestelados nos puffs e nas poltronas, selecionarmos os canais com o único esforço de suportarmos a programação que nos é apresentada.
O celular tem agenda, calculadora, jogos, faz fotos e até filmagens. E, claro, nos dispensa do sacrifício de discar. Basta pressionar uma tecla ou dar um comando de voz para completar a ligação.
Os aparelhos vendidos no Polishop fazem até os exercícios abdominais pra gente!!!
Os computadores, sim, eles, relegaram aos saudosistas ou aos inadaptáveis o nobre ato de escrever cartas. Os e-mails cumprem melhor essa função. O computador também não nos obriga mais a colocar o papel na máquina de escrever, a amassar e a jogar no lixo aquela folha cheia de erros, a recomeçar do zero o texto em outra folha. Aliás, o computador também nos dá a comodidade intelectual. Não folheamos mais livros, revistas e jornais. Num clique e os textos nos surgem na tela. Não precisamos mais escrever as palavras completas para sermos compreendidos. "vc", "tb", "rs", "pq" são compreensíveis até por bebês. Também graças ao computador não precisamos mais ir ao banco ou ao supermercado. Os sites dos referidos estabelecimentos se encarregam de tudo isso.
No fim, uma cômoda lipoaspiração nos livra das atividades físicas para queimarmos a gordura que acumulamos ao usufruirmos de tanta tecnologia.

Nenhum comentário: