sábado, julho 03, 2010

Os irônicos deuses do esporte

Os deuses do esporte por vezes decidem demonstrar ironia inesgotável. Os exemplos nesta Copa do Mundo são diversos. Antes de chegar a eles, vou só citar um que considero bastante ilustrativo, ocorrido nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A seleção brasileira de vôlei feminino derrotava a Rússia e atingira o placar de 24 X 19, naquele que seria seu terceiro e, consequentemente, último set (o famoso match point). Um pontinho daria a vitória às brasileiras. Uma virada russa e, mais ainda, uma derrota verde-amarela, era algo impensável. Ainda mais com a regra da vantagem - uma inovação relativamente recente naqueles jogos. Pois o improvável aconteceu.

Nesta Copa, a desclassificação da França era aguardada (e desejada, pelo menos por mim). A da Itália foi um susto, mas não uma grande surpresa. A do Brasil, sejamos honestos, também não me causou estranhamento, dadas as características do time escalado por Dunga.

Surpreendeu-me, isso sim, a derrota da Argentina, ainda mais da maneira como ocorreu. Era, para mim, a favorita maior ao título. A Alemanha, que agora se mostra imbatível, não demonstrou a mesma regularidade que los hermanos ao longo do torneio. Mas, tudo bem: futebol é futebol, e a derrota de um favorito (ainda mais para outro favorito) é parte do jogo.

Mas os deuses capricharam mesmo no quesito ironia foi na partida Uruguai X Gana. Os africanos, na prorrogação, conseguiram a chance de não só marcar um gol de pênalti, como, também, de encerrar a partida (já que eram os segundos finais da prorrogação) e ingressar definitivamente para a história das Copas (e, mais especialmente, conceder alegria futebolística sem precedentes ao continente de Mandela).

Mas os deuses quiseram diferente e guiaram Jabulani diretamente para o travessão na cobrança do Gyan. Encerrada imediatamente a prorrogação após a cobrança frustrada, o resultado final do jogo não poderia ser diferente (depois de tanta conspiração divina), e o Uruguai vai às semi-finais do torneio.

Já nem arrisco mais palpites, porque os caras lá de cima estão decididos a zombar da gente. Por isso, eu não estranharia um título "legitimamente" paraguaio.

Nenhum comentário: