quinta-feira, dezembro 09, 2004

Os dias e os fatos

A semana está terminando e, como amanhã estarei fora de Brasília (o destino dessa vez é Aracaju), preciso escrever hoje sobre algumas notícias que mereceram (ou deveriam ter merecido) a nossa atenção estes dias. Algumas notícias não são desta semana, mas, como não tive oportunidade de escrever antes (e como quem manda no meu blog sou eu!!!) comento-as agora.
1 – Sem levantar bandeira, mas que delícia os números do IBGE, divulgados na semana passada, ratificando aquilo que só mesmo oposição brasileira é capaz de não ver: avanços nacionais sob o comando de Lula-lá. Crescimento da economia, crescimento do PIB, do número de empregos, controle da inflação mantido, queda do “risco-Brasil” e por aí vai. Até o índice de aprovação do governo subiu. Um rosário de boas notícias que não mascaram, é verdade, a inesgotável lista de ultra-problemas a resolver — na área social, especialmente. Mas são boas notícias e ponto. Aí...:
2 - ... vem sabe quem? Ele, lembra? FHC!!! Não é que o cara perdeu uma das mais preciosas e raras oportunidades de sua vida de ficar calado! Distribuiu acusações de incompetência por parte do governo bem na véspera da divulgação dos dados do IBGE. Que mancada, hein, sociólogo?! Se, com os dados apresentados, o governo Lula é incompetente, que adjetivo atribuir ao dele, que durou oito infindáveis anos? “O rei está nu”, “o tigre de papel”... Ah, vai procurar piolho no cabeção da Ruth!
3 – Enfim, parece que o Brasil vai discutir com seriedade a questão do aborto. Já não era sem tempo. A quem queremos enganar ao não darmos tratamento adequado às milhares de mulheres que se submetem a abortos clandestinos todos os anos? Tem mais, por quanto tempo ainda vamos prolongar o sofrimento daquelas mulheres que carregam no ventre as conseqüências de um estupro? Ou o daquelas que geraram um bebê com anencefalia e que, ao nascer, vive apenas alguns minutos? Combinemos assim: não vamos incentivar ou condenar a prática de aborto. Mas não podemos mais é fazer de conta de que nada está acontecendo.
4 – Reforma do Judiciário. Finalmente!!! Pô, depois de doze anos de muita verborragia e até mesmo muita “masturbação sociológica” (como diria o finado Serjão), a bendita reforma foi aprovada no Congresso. Será que, enfim, os lentos, abarrotados e vagarosos tribunais de todo o Brasil vão se tornar exemplos de agilidade e eficácia. Será que a súmula vinculante vai funcionar? E o controle externo do Judiciário? Este, sendo feito com seriedade, será um instrumento de grande valor democrático. Já em relação ao controle do Ministério Público, tenho lá minhas dúvidas. Claro que os senhores promotores e procuradores devem atuar dentro de balizas de responsabilidade. Mas suspeito que estamos a um passo de cercear as possibilidades de investigação sobre fatos e pessoas perigosas. Torçamos para que eu esteja redondamente enganado.
5 – Bem, mas a notícia mais ridícula da semana veio lá da Assembléia Legislativa do Rio. Como se já não bastassem todos os problemas que a referida Casa vem enfrentando, devido aos escândalos protagonizados por alguns deputados, surge um maluco com um projeto para dar assistência psicológica aos homossexuais que quiserem “se curar”. Patifaria de uma extremidade à outra. Olha, definitivamente não falta acontecer mais nada! Um dia desses, ouvi a entrevista desse desocupado na CBN — meu passatempo enquanto dirijo até o trabalho. Patético. De um lado, estava o digníssimo deputado, cujo nome, aliás, é Édino Fonseca. Do outro, um psicanalista indignado com o fato de que, no frescor do século XXI, ainda existam seres que consideram o homossexualismo uma doença. Vamos resumir? Tratamento psicológico quem precisa é esse mentecapto, que se elegeu às custas do povo, torra o dinheiro do povo e quer usar o dinheiro do povo para financiar projetos retrógrados e preconceituosos saídos do seu oco cabeção.
Tem mais coisa, mas a preguiça bateu.
Até a volta!

2 comentários:

criminal disse...

oxente!
cheguei na terra de tio sam
frio bom pacarai.
nariz escorrendo
seis meses de visto - nao sei por quê.
narazé mandou dizer que tá com saudades!
hahahah

Anônimo disse...

Essa da AL do Rio hein... Affyyy!!
Bjo,
Lu.

www.jardimdevioletas.weblogger.com.br

PS: Ei, menino! Tu já tá no orkut?? Entra! Vou te mandar o convite.