segunda-feira, janeiro 30, 2006

Gerundismo, sogras e JK

O gerundismo — aquele cacoete verbal que produz aberrações do tipo "vou estar falando" — me surpreende a cada dia. No fim de semana passado, por exemplo, enquanto a Vivi escolhia uma roupa num shopping, ouvi parte da conversa de uma vendedora com uma cliente. A cliente quis saber se tinha uma blusa de uma determinada cor. Resposta da vendedora: "Ah, dessa cor eu não vou estar tendo".
Que porra é essa???

*****

O revezamento de sogras começou. Minha mãe voltou pra Natal na semana passada. Daqui a alguns dias, chega a mãe da Vivi. Quem se esbalda com essa confusão toda é o Lupi, que fica sendo paparicado pelas avós...

*****

Pode até parecer perseguição, mas juro por todos os santos que não é. Mas a minissérie JK, como eu previa, está me dando nos nervos. Já não bastasse o tom novelesco e santificador da produção, que remete a segundo plano o teor histórico da trama, surgiu, na semana passada, o maior absurdo de todos: o envelhecimento parcial dos personagens. É, parcial. Alguns envelheceram. Outros devem ter bebido formol no Projac, pois continuam com a mesma carinha de anos atrás. A Vivi leu, não sei onde, que o argumento para o envelhecimento parcial dos personagens é que apenas aqueles que existiram de fato ganharam rugas e cabelos brancos. Os fictícios continuam jovens que só. Bull shit!! Se for isso mesmo, é o recurso mais idiota que a TV brasileira conseguiu utilizar.
Bem, mas, vamos supor que a estratégia fosse válida. Ainda assim persistem equívocos grandiosos. Tomemos por exemplo o caso do JK e da Sara. Ao terem a primeira filha, os dois, devido à escolha dos atores para representá-los, deveriam ter, no máximo, seus trinta e poucos (bem poucos mesmos) anos. Pois bem, a filha deles, agora, está, no máximo, com dez anos. Pois não é que os atores envelheceram em progressão geométrica??
Sim, é a única explicação! De Wagner Moura e Débora Falabella, JK e Sara passaram a José Wilker e Marília Pera num curtíssimo intervalo de tempo. Com todo o respeito e admiração que tenho por Marília Pera, estupenda atriz, ela tem idade é para ser avó das crianças que são suas filhas na trama. Pô, custa fazer conta???

Nenhum comentário: